widget

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Carnaval também é cuidar de si e de sua saúde


Todas as  edições do projeto Descida da Borges, contaram  distribuição de kits com porta-preservativos, preservativos e gel e orientações à comunidade sobre atendimento a pessoas vítimas de paradas cardiorrespiratórias. A ação da Secretaria Municipal de Saúde começa nesta sexta-feira, 16, e terá continuidade nas Descidas da Borges dos dias 23 e 30 de janeiro, sempre das 19h30 às 23h.

As ações também serão desenvolvidas no Carnaval Descentralizado, aos sábados e domingos, nos ensaios das escolas de samba, nas quadras, entre o final de janeiro e primeira semana de fevereiro, e nas atividades do Carnaval de Rua que serão realizadas no perímetro Usina do Gasômetro, Centro Histórico, Cidade Baixa e bairro Santana a partir do dia 24. Nos desfiles no Porto Seco, as atividades serão de 13 a 16 e no dia 21 de fevereiro.

Preservativos - De acordo com o técnico da Área Técnica de DST/Aids e Hepatites Virais da SMS, Cláudio Nunes, a ideia é conscientizar a população quanto à necessidade de uso do preservativo. “Os preservativos serão distribuídos gratuitamente para a população por promotores e servidores devidamente capacitados e orientados para esclarecerem as dúvidas gerais da população”, frisa Nunes.

Coração no Ritmo Certo - A SMS também estará na Descida da Borges com o projeto Coração no Ritmo Certo, para orientar a população sobre os procedimentos para reanimação de pessoas vítimas de paradas cardiorrespiratórias. Haverá um estande do projeto, com totens informativos. “As pessoas que são capacitadas pelo projeto aprendem o manejo com o paciente e as medidas para proteção e reanimação da vítima”, explica Diego Lima, da Coordenação de Urgências da SMS. O Rei Momo Fabio Verçoza, durante o Carnaval, participa de muitas ações que envolvem o cuidado com o público, inclusive já recebeu treinamento para usar o desfibrilador.

“Afastar as pessoas do entorno da vítima, ligar para o fone 192, acionando o Samu, fazer movimentos torácicos até a chegada da ambulância e o uso do Desfibrilador Externo Automático, são procedimentos básicos de reanimação”, destaca o técnico.  Do final de 2013 até este mês, mais de duas mil pessoas foram capacitadas pelo Projeto Coração no Ritmo Certo, que instituiu o acesso ao público à desfibrilação. 
O objetivo é vincular o projeto aos Cinco Elos da Sobrevivência (Protocolo Internacional do Atendimento da Paradas Cardiorrespiratórias) em pontos da cidade com grande circulação de pessoas, a partir do acesso aos desfibriladores e da capacitação das pessoas para intervenção em casos de paradas cardiorrespiratórias, visando à prevenção a mortes evitáveis.
Desfibriladores e o aplicativo Doctor POA - Os desfibriladores externos automáticos podem ser localizados por meio do aplicativo Doctor POA, utilizado em caso de chamados e emergências. O aplicativo utiliza o GPS do smartphone para localizar, por georreferenciamento, as unidades de atendimento e hospitais mais próximos, além de permitir uma busca por emergências em determinadas especialidades (como traumatologia, cardiologia...), e por unidades públicas ou particular. Podendo atender cidadãos porto-alegrenses e turistas, o aplicativo está disponível em português, inglês e espanhol, nas plataformas iOS e Android.


Nenhum comentário:

Postar um comentário