Hoje é Dia de São João. Assim sendo, não temos como não lembrar da cantiga:
Capelinha de Melão
É de São João
É de cravo é de rosa
É de manjericão!
Para
quem sempre se perguntou o que significa "capelinha de melão", olha aí a
explicação! É um costume antigo homenagear São João no dia 24 de junho
com uma capelinha feita de melão, cravo, rosa e manjericão. Exatamente
como na música!
Apesar
da "criatividade" desta foto, há que se considerar uma outra versão
para a "CAPELINHA DE MELÃO", cuja conhecidíssima música é de domínio
público:
Trata-se de um Auto popular encontrado na praia de Caraúbas no Rio grande do Norte, com cânticos pastoris e danças, realizado na noite de São João. Acompanhado por orquestra de violão, rabeca e clarineta e por vezes incluem-se sanfona e pandeiro. A coregrafia imita a Lapinha, na disposição das pastoras em cordões e no elenco das jornadas. Enquanto na Lapinha se homenageia Jesus Cristo, na Capelinha a homenagem é para S. João.Na dança um grupo de moças, em número par, exibe-se num tablado, ao ar livre, com roupas e sapatos brancos. tendo à cabeça uma capelinha de flores de melão-são-caetano, em torno de um diadema enfeitado com papel crepom. Cada dançarina possui uma tira larga de cetim, ou papel crepom vermelho ou azul, que partindo do ombro esquerdo, termina por um grande laço na cintura. As participantes se dividem em duas alas, entre as quais caminha a Diana, que se apresenta com as faixas azul e vermelha entrecruzadas no busto.Toas cantam e dançam tendo à mão uma lanterninha com vela acesa e uma bandeirola com a efígie do santo.
O bailado desse folguedo tem de oito a dez partes, com coreografia e cantos próprios, terminando todas com o estribilho da música "Capelinha de melão". No fim da última parte, duas dançarinas retiram o diadema da cabeça e, o substitui por panos enfeitados com canutilhos, ou moedinhas de papelão dourado, assim se transformam em ciganas ( hoje em dia as baianas são comuns). Com uma bandejinha na mão, percorre a platéia masculina pedindo dinheiro, ao som de um canto entoado pelas outras participantes que permaneceram no tablado.
O VERDADEIRO SIGNIFICADO DE CAPELINHA DE MELÃO
A propósito dessa foto que encontrei na internet, vale registrar que "capelinha de melão" não é o diminutivo de capela, tampouco é feito com melão. Segundo Câmara Cascudo, o termo capelinha de melão designa um "grupo de foliões dos festejos populares sanjoanenses, ornados de capelas de folhagens, marchando em grupos em demanda do milagroso banho, e de volta em animadoras passeatas. É portanto, um folguedo popular em um pequeno povoado. Em Portugal "capela pode ser uma coroa de flores ou folhas. Como na canção a coroa pode ser de cravo, de rosa ou de manjericão. Em Caraúbas "a capela" é uma pequena coroa de flores feitas com flores do melão-são-caetano, que eram usados como ornamento nesses folguedos.
FLOR DE SÃO-CAETANO
De origem asiática, esse arbusto do gênero Momordica, foi trazido para o Brasil pelos escravos africanos. È encontrado facilmente em cercas de terrenos abandonados. Seus frutos, quando maduros tem cor amarelo ouro com sementes vermelhas comestíveis apreciado pelas crianças, As folhas eram usadas pelas lavadeiras para clarear a roupa. Os escravos usavam o chá em banhos para facilitar o parto e para baixar a febre. Seu nome foi dado pelos negros mineiros do século XVIII, que o plantavam em volta de uma capelinha em Mariana-MG. A Capelinha tinha como padroeiro São-Caetano.
FONTES:
Deífilo Gurgel – Danças Folcóricas do Rio Grande do Norte – Gráfica Sul Editora – Natal-RN – 2003
Deífilo Gurgel – Espaço e Tempo do Folclore Potiguar – Departamento Estadual do Folclore Brasileiro – Ediouro Publicações S.A. – São Paulo
Luís da Câmara Cascudo – Dicionário do Folclore Brasileiro – Ediouro Publicações S.A. – São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário