widget

quinta-feira, 30 de julho de 2015

BAILE DE CARNAVAL DA CIDADE DE PORTO ALEGRE - CONCURSO DE FANTASIAS E DE MARCHINHAS


Finalmente o projeto da volta do Concurso de Fantasias e de Marchinhas, sairá do papel.
O Presidente da ACOBAN, Associação dos Componentes da Banda Marcial do Colégio La Salle São João, Sr. Luis Henrique Gasparetto, em reunião com o Rei Momo de Porto Alegre, Fábio Verçoza, oficializou a realização do I Baile de Carnaval da Cidade de Porto Alegre.
O evento, que resgatará os antigos bailes de salão, será realizado no dia 28 de janeiro de 2016, na SOGIPA, com Concurso de Fantasias e de Marchinhas de Carnaval.
Numa parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal de Cultura, ainda em outubro haverá o Lançamento Oficial para a imprensa e convidados, com a apresentação da Rainha do Baile e show da Escola de Samba Copacabana, também na SOGIPA.
Para a primeira semana de dezembro, dentro das comemorações pelo Dia Nacional do Samba, acontecerá na Usina do Gasômetro, a prévia seletiva de Fantasias e Marchinhas.
 


 


terça-feira, 28 de julho de 2015

FESTA JULINA NA COPACABANA, SUCESSO ABSOLUTO!

A Festa JuLina, organizada pela comunidade da "Bonja", na Escola de Samba Copacabana, no último sábado, dia 25 de julho, foi realmente um sucesso, de público e animação.
A festa que começou às 15 h, teve seu final, com o Samba do Irajá.
A Presidente Dalvenice e a família Copacabana, distribuíram sorrisos para os convidados. Entre eles, o Rei Momo de Guaíba, Daniano Engers e o jornalista do Diário Gaúcho, Renato Dorneles. 
Gente bacana, na Copacabana!




REUNIÕES SOBRE A CADEIA PRODUTIVA DO CARNAVAL

Nos últimos dias do mesmo de julho, uma série de reuniões com os Presidentes indicados (Robson da Restinga, Sodré da IAPI e Rodrigo da Imperadores) pelo Presidente da LIESPA, Juarez de Souza, aconteceram na sede da Secretaria Municiapl de Cultura.
Objetivando esclarecer e especificar as necessidades dos carnavalescos, frente a disponibilização de verba do Ministério da Cultura, junto à Prefeitura Municipal de Porto Alegre.


terça-feira, 21 de julho de 2015

ALA FÁBIO VERÇOZA - HOMENAGEM DA TRIBO OS COMANCHES

Recebi no último sábado, dia 18 de julho, uma das mais lindas homenagens da minha carreira carnavalesca.
A Tribo Os Comanches, além de uma linda placa de agradecimento pelos meus feitos junto ao Carnaval de Porto Alegre, batizou uma de suas alas para o Carnaval de 2016, com meu nome: Ala Fábio Verçoza.
Obrigado a nação Comancheira, e em especial, a equipe da Presidência da Entidade.
 

 


O BAILE DOS SONHOS - TROFÉU UDESCA 2015

A noite de sábado, dia 18 de julho, o Salão Principal do Teresópolis Tênis Clube, foi tomado pelo verdadeiro espírito dos antigos Bailes de Máscaras.
Entre convidados, agraciados pelo Troféu UDESCA e autoridades, a Corte do carnaval de Porto foi muito elogiada pela produção de seu visual.
O show da Imperadores do Samba, encantou o público presente.
A recepção por parte da equipe da UDESCA foi exemplar.

















quarta-feira, 15 de julho de 2015

ORIGEM DAS MÁSCARAS - BAILE DE MÁSCARAS TROFÉU UDESCA

No próximo sábado, dia 18, a partir das 21h, no Teresópolis Tênis Clube, ocorrerá a 4.a edição do Baile de Máscaras, organizado brilhantemente pela UDESCA.
A Corte do Carnaval da Capital gaúcha , mais uma vez estará presente.

História das Máscaras e Baile de Máscaras
As máscaras surgiram em 30.000 anos AC onde era fabricada e ornamentada para ser usada em celebrações, cultos e rituais de povos primitivos. No Egito Antigo, as máscaras eram usadas na crença da passagem para a vida eterna. Colocavam uma máscara na face dos mortos. Os Gregos usavam as máscaras em cerimônias religiosas. Na China, as máscaras eram usadas para afastar os maus espíritos. Desde o início do século XX, as máscaras eram usadas no Teatro Oriental, máscara como parte do figurino de suas peças. Já no Teatro Ocidental, as máscaras traduziam as expressões de alegria e de tristeza, representando os sentimentos do personagem de um rei, de um guerreiro. Na Itália eram usadas pelos "bobos da corte", artistas do riso, transformaram-se em Arlequim, Pulcinella, Pierrot e Colombina, personagens que inspiraram o Carnaval de Veneza.
No século XV, os historiadores registram o "Ball Masquê", como o primeiro baile de máscaras. No Ball Masquê o uso de máscaras era obrigatório e satisfatório devido a constantes conflitos políticos. Os cortesãos mascarados faziam brincadeiras, confiantes no anonimato, extravasando todos os seus impulsos reprimidos, libertando-os das normas sociais. Em Veneza, as máscaras tornaram-se peças decorativas, transformando-se em principal atividade econômica para a região.


Os Bailes de Máscaras, também chamados de Bailes à Fantasia ou Bals Masqués foram os eventos precursores do carnaval moderno no Brasil.
Na primeira metade do século XIX, para fazerem frente ao conjunto de brincadeiras conhecido como Entrudo, os bailes marcaram a adesão da nova burguesia capitalista à folia e a incorporação ao carnaval brasileiro do luxo e sofisticação característicos das festas de Paris. (Ferreira, 2005a, 2005b)
Os primeiros bailes carnavalescos brasileiros tiveram lugar no Rio de Janeiro, já no final da década de 1830. Só era permitido a entrada de duques, rainhas, princesas, príncipes, condes, condensas, duquesas, etc. E até hoje é realizado.






 

segunda-feira, 13 de julho de 2015

FESTA JULINA DO PADEDÊ DO SAMBA

Mais uma vez, o que é bom, se repetiu.
Domingo, dia 12 de julho, a tarde foi de Festa JuLina, organizada pela Padedê do samba, e capitaneada pela Presidente Simone Ribeiro.
Como já é de praxe, a festa foi um sucesso.
Muitas guloseimas típicas e acima de tudo, animação.
Casamento na roça, cadeia, pescaria, absolutamente, tudo perfeito.





A ONÇA NEGRA EM NOITE DE GALA!

Sábado a noite, participei de um jantar fantástico, promovido pela Escola Acadêmicos de Gravataí.
Capitaneado pela Presidente Rita Bitencourt, uma mulher dom braço de ferro e coração de ouro, a Entidade realizou um evento de primeira categoria, sob todos os aspectos.
Acadêmicos de Gravataí,é uma Escola que contagia com sua recepção é sua mistura de etnias. Jantar de aniversário da coordenação que com sua alegria faz com que seus convidados sintam-se em casa. A presidente Rita, agradeceu a todos a presença, mas não por obrigação, e sim, com a gentileza e educação que lhe é peculiar. O cardápio da mais alta qualidade, muito gostoso.





sexta-feira, 10 de julho de 2015

FABIO VERÇOZA É ENREDO DA COPACABANA 2016

              "QUEM FOI REI JAMAIS PERDE A MAJESTADE"

Os amigos e súditos do Rei Momo Fábio Verçoza, receberam informações preciosas sobre o carnaval de 2016,  nesta quinta-feira (9), quando a escola Copacabana anunciou a inspiração no Rei Momo para o enredo do próximo ano. A comunidade da Bom Jesus, a Sereia, a Copacabana contará a trajetória de Verçoza, que chega ao décimo ano de reinado,  com o enredo "Quem foi Rei jamais perde a Majestade, a Sereia Canta Fábio Verçoza”, de autoria de Ramão Carvalho, Édy Dutra e Lauro Evaniro.
 
O City Hotel foi o palco do anuncio, que recebeu no salão principal, para um coquetel, autoridades convidados, a Presidente da Copacabana, Dalvanice Barbosa  e o homenageado, o Rei Momo  da Capital dos Gaúchos Fábio Verçoza  receberam mais de cem convidados para revelar o "Segredo da Sereia". Entre os presentes, esteve  o Vice - Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Mello, o Presidente da Associação da Religiosidade Afro, Pai Clovis, o Presidente da LIESPA, Juarez Gutieres de Souza e a eterna Miss Brasil Deise Nunes.
Segundo a presidente da Copacabana, Dalvanice Barbosa, a  comunidade esta satisfeita e feliz e adotou o homenageado.

Prestigiaram  ainda o evento,  as Soberana do Carnaval 2015, a Rainha Rochele Lino, as princesas Johanna Alves e Autamires Costa, a Musa escolhida para o Enredo Vitória Urbin e Louise Pereira, Rainha da Copacabana 2016.
Fabio Verçoza, estava emocionado e falou sobre a homenagem, sobre seus 10 anos de reinado, “Uma década de amor ao Carnaval, eu vivo, respiro, eu amo essa cultura, o carnaval move minha vida  e para isto mudo minha rotina, estou emocionado e orgulhoso, jamais esperei esta homenagem, sou admirador do Carnaval realizado pela Copacabana e hoje eu sei que o amor que tenho por este mundo de alegria e dedicação, de superação é recíproco, obrigado aos meus amigos, agradeço ainda as pessoas que estiveram neste momento tão importante para mim, ao grandes parceiros que fizeram este encontro possível,   Eliane Barondo  City Hotel, jornalista Fátima Oliveira, Gramado Enfoco, SMC/PMPA, Christiane Kourroski, Rejane Martins, Carlos Alberto Moralles e Marilda Lessa. Muito obrigado a todos em especial  a Copacabana, a sua comunidade carnavalesca por colocar meu nome,  o Rei Momo Fábio Verçoza, na passarela do samba como homenageado.”

Ao final, pequenas miniaturas do Rei Momo, foram entregues para alguns convidados!

 







Setor 1: Fábio Verçoza é tema da Copacabana

Setor 1: Fábio Verçoza é tema da Copacabana: Na noite desta quinta feira (10) o City Hotel aconteceu o lançamento do tema enredo da Copacabana para o carnaval 2016, tema este qu...

segunda-feira, 6 de julho de 2015

CARNARRAIÁ, FESTA LINDA NA IMPERADORES DO SAMBA

No último sábado, dia 5 de julho, a quadra da Imperadores do Samba se transformou num verdadeiro Arraial.
Já tradicional no calendário da cidade, a Festa JuLina da Vermelho e Branco, lotou a quadra e ainda fez atividades com cunho solidário.


A Corte do Carnaval da Capital gaúcha e o Vice Prefeito, Sebastião Melo, estiveram presentes.
Parabéns a toda comunidade.