widget

quinta-feira, 14 de julho de 2011

O Rei, O Presidente, O Secretário e a Miss


No final da tarde do dia 12 de julho, o Secretário Municipal de Cultura, Sergius Gonzaga, recebeu em seu Gabinete o Presidente da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul, Sr. Moisés Bauer Luiz e a Miss Rio Grande do Sul, Srta. Giselle Hubbe.
A visita oficial foi para agradecer a SMC, o trabalho desenvolvido pela mesma através do Assessor de Gabinete, Fábio Verçoza, nas atividades da ACERGS.
Nos últimos dois meses, a parceira SMCxACERGS tem desenvolvido campanhas sócias e culturais de inclusão ao Deficiente Visual.
Além da produção do evento que escolheu a Miss RS DV, e da assessoria preparatória para a Giselle Hubbe concorrer a Miss Brasil DV (evento que acontecerá dia 23 de julho, em Nata/RN), a SMC, através de Fábio Verçoza, realizou campanha arrecadando fundos para o Lar da Amizade, que abriga idosos deficientes visuais.
Em termos culturais a reunião serviu para que o Secretário Sergius informasse a novidade de que a partir deste edital do FUMPROARTE, cinco projetos selecionados serão bonificados com a áudio descrição. Este elemento favorece muito a inclusão do deficiente visual nos projetos culturais de nosso cidade.
No momento também, o Presidente da ACERGS, Sr. Moisés, falou sobre o centro de produção de livros em formatos acessíveis tem equipamentos e recursos humanos especializados para a produção de livros nos seguintes formatos: Braille – Impresso em papel mais espesso, é um alfabeto convencional cujos caracteres se indicam por pontos em relevo que o deficiente visual distingue por meio do tato; Voz sintetizada/MP3 – Mídia gravada em CD, com voz sintetizada em formato MP3; DAISY - Mídia gravada em CD, com voz sintetizada é um padrão usado mundialmente para produção de livros acessíveis que permite a navegação no texto escrito ou falado, por meio de um aplicativo de leitura instalado no computador. Tal fato despertou a curiosidade do Secretário que se dispôs a visitar o Centro de Produção de Livros, e quem sabe, afinar ainda mais as relações entre a SMC e a ACERGS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário