widget

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Esta aberto oficialmente o Carnaval 2014, em Porto Alegre



O Rei Momo  Fabio Verçoza e suas soberanas e embaixatrizes abrem o carnaval no Porto Seco. O encontro com o publico foi na noite de desfiles do grupo especial, vestidos com uma linda e original fantasia,  nas cores do Brasil, como já foi na noite da entrega da chave da cidade, em homenagem ao  
 Mundial  2014,  que começa no Brasil  em 12 de junho, eles andaram pelo sambódromo fazendo saudações e recepcionado seus súditos,  que vieram e grande número prestigiar suas escolas.
Além de saudar os presentes a Corte Oficial, ainda deu entrevistas e a  saudou a imprensa pousando para a foto 2014!

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Homenagens trazem para o Porto Seco disputa acirrada para o Carnaval 2014


A menos de 24 horas do início do Carnaval de Porto Alegre  o Rei momo Fabio Verçoza,  convida a população carnavalesca para juntos aproveitarem o carnaval de porto Alegre, com muita alegria e responsabilidade.
As soberanas, Brennda Martins-Rainha 2014, a primeira princesa Alana Garcia, da Império da Zona Norte  e a segunda princesa Caroline Aires da Imperatriz Dona Leopoldina, se unem as Embaixatrizes, Mary Godoy, Johanna Alves e Andressa Dutra, no convite a comunidade.
Homenagens em destaque
Bambas da Orgia, a atual campeã do carnaval de Porto Alegre presta este ano uma homenagem ao escritor gaúcho Moacyr Scliar, que morreu em 2011. Membro da Academia Brasileira de Letras, Scliar levou suas histórias para o mundo inteiro, tendo obras traduzidas em diversos idiomas.
Com o tema "Moacyr Scliar, o menino do Bom Fim" a escola levará para a avenida as histórias e os contos do autor. Segundo o presidente da escola, Cleomar Rosa,  a ideia surgiu como uma maneira de reconhecer e valorizar o trabalho do escritor gaúcho.
Já a  União da Vila do IAPI vai homenagear  as belezas naturais e o charme da cidade de  Canela,  que serviram de inspiração para o samba-enredo que  a IAPI vai apresentar no Porto Seco.
Intitulado "Nos trilhos da História: Canela, a Suíça Brasileira", a escola faz uma homenagem aos 70 anos do município.
Veja os outros destaques
•  Imperatriz Leopoldense celebrará a cultura chinesa no Porto Seco
•  Samba Puro celebra mulheres e pede inclusão social em samba-enredo
•  Vila Isabel falará do simbolismo das roupas e quer 'vestir' o Porto Seco
•  Embaixadores do Ritmo homenageia Maria Fumaça e Serra no carnaval
•  Festival de Parintins inspira samba dos Acadêmicos de Gravataí
• Coluna Prestes é tema da Imperatriz Dona Leopoldina em Porto Alegre
• Império da Zona Norte cantará a história de Taquari no Porto Seco
• Restinga exalta Elis Regina em seu samba-enredo do carnaval 2014
• Imperadores do Samba canta a vida e a obra de Luis Fernando Veríssimo


Datas e horários do Carnaval 2014
Os desfiles do Grupo Especial de Porto Alegre serão realizados nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, no Porto Seco A apuração dos resultados está marcada para o dia 4 de março, no Complexo Cultural Porto Seco, a partir das 13h. O desfile das campeãs será dia 8 de março.
Os ingressos para os desfiles no Porto Seco foram vendidos nos dias 17 e 18 de fevereiro, no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues, na  Érico Veríssimo.

ORDEM DE DESFILE NO PORTO SECO

28 de fevereiro - Grupo Especial
22h10min – Imperatriz Leopoldense
23h45min – Academia de Samba Puro
01h05 min – Unidos de Vila Isabel
02h25min – União da Vila do IAPI
03h45min – Estado Maior da Restinga
05h05min – Bambas da Orgia

1.º de março - Grupo Especial
21h20min – Esporte Dá Samba
23h – Imperatriz Dona Leopoldina
00h20min – Embaixadores do Ritmo
01h40min – Acadêmicos de Gravataí
03h00min – Império da Zona Norte
04h20min – Imperadores do Samba

02 de março – Grupo Intermediário A
20h30min – União do Tinga
21h10min – Os Guainazes
22h10min – Os Comanches
23h10min - Império do Sol
00h20min - Unidos do Capão
01h30min - Unidos do Guajuviras
02h40min – Academia de Samba Praiana
03h50min - Copacabana
05h00min - Protegidos da Princesa Isabel
06h10min - Acadêmicos de Niterói

03 de março – Grupo de Acesso
21h35min – União da Cohab Cavalhada
22h15min – Fidalgos e Aristocratas
22h55min - Unidos de Vila Mapa
23h55min - Os Filhos da Candinha
00h55min - Escola de Samba da Glória
01h55min - Acadêmicos da Orgia
02h55min - Apito de Ouro
03h55min – Realeza


A apuração das notas será na próxima terça-feira(4), a partir das 13h no sambódromo a entrada será franca. No sábado (8), ocorre o Desfile das Campeãs, também com ingresso grátis.


sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

O Rei Momo de Porto Alegre recebe a Chave da cidade, homenageando a Copa do Mundo 2014







                                           



Foi oficialmente aberto o Carnaval de Porto Alegre. O vice - prefeito  Sebastião Melo,  na companhia do Secretario da Cultura Roque Jacoby, entregou nesta sexta-feira, 14,  a chave da Capital dos Gaúchos  ao Rei Momo Fabio Verçoza.
A cerimônia aconteceu no Paço Municipal, no Centro Histórico, na presença do Presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Porto Alegre (Liespa)Juarez Gutierre, do presidente da Associação das Entidades Carnavalescas de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul (Acepars), Vitor Hugo Amaro, do secretário da Juventude,   Luizinho Martins,  do Coordenador das Manifestações Populares da Secretaria da Cultura de Porto Alegre, Joaquim Lucena Neto, Rei Momo de Sapucaia  Mano Bica e suas soberanas, demais  autoridades, presidentes das escolas e comunidade carnavalesca.
Na ocasião, vice prefeito Melo, pediu que todos aproveitem o carnaval, mas que  brinquem com responsabilidade,  com alegria e sem confusão.
Já  o Rei Momo Fabio Verçoza,  agradeceu o carinho da comunidade carnavalesca  e declarou aberto oficialmente o Carnaval de Porto Alegre.   “A abertura oficial dá o pontapé para que a festa possa acontecer. Meu desejo é que todos se divirtam muito,  nessa que é a maior festa popular ”, ressaltou Verçoza,  que estava acompanhado por suas Soberanas, e pelas três Embaixatrizes da Copa.
Este Carnaval trará uma série de mudanças , mas o que se pode notar é que todos desejam a mesma coisa , um carnaval maravilhoso e sem dificuldades para os  foliões,  que todos aproveitem a folia na avenida.
O Rei  Fabio  Verçoza, que comandará a cidade durante o carnaval, simbolicamente, ao final dos discursos, assistiu a apresentação de passistas e porta bandeiras, ao som da bateria da escola Campeã de 2013, Bambas da Orgia, logo após desceu com suas Soberanas e Embaixatrizes,  juntando-se aos casais de Mestre salas e dando por encerrada a cerimônia. 
“Abrir o Carnaval é uma sensação muito especial,  sei da importância da tradição para uma festa cultural como o carnaval e sei que os foliões estão aguardando por este momento, ser Rei Momo é cumprir com as obrigações que a Corte tem, cuidar bem da Festa do Povo”, disse  Verçoza.
Este ano a fantasia para receber a chave, foi mais uma grata surpresa para a comunidade que estava no Paço,  e agradava  o momento da entrega da chave, Verçoza estava vestindo o uniforme da Seleção Brasileira, Soberanas e Embaixatrizes também, o objetivofoi dar as boas-vindas ao Mundial, que acontece em junho no Brasil.. Na cabeça de Fabio Verçoza  uma coroa  gigante, com as bandeiras das seleções,  para dar um toque especial, no alto uma bola de futebol  e  penas de Faisão,  completavam  a belíssima coroa, na camisa do Rei, no peito,  estava o brasão da CBF, bordado com pedrarias e nas costas o número 10, com a frase “Rei Momo”, o calção em azul também foi bordado com o número 10, chuteiras prateadas e meias brancas completavam o uniforme real, o toque final foi a faixa do Rei,  nas cores da Bandeira do Brasil e como arremate a bandeira do RGS. 
Carnaval  aberto, cerimônia realizada, hora da Corte subir a Borges, para logo em seguida descer,  acompanhando as escola, que encerram a tradicional  Decida da Borges, neste 14 de fevereiro de 2014, Unidos do Capão, Império da Zona Norte e Bambas da Orgia.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Chave da Cidade será entregue na sexta-feira



Agora é para valer, já que infelizmente o publico ainda não pode presenciar este momento em 2014, e o carnaval já esta próximo. Na próxima sexta-feira, 14 de fevereiro, o Rei Momo Fábio Verçoza receberá a Chave da Cidade. Este é um dos principais momentos do Carnaval, pois marca a abertura oficial da Folia de Momo - o Carnaval 2014. A cerimonia esta programada para acontecer às 19h30min, na escadaria do Paço Municipal. Fabio Verçoza manifesta sua alegria por mais este momento e diz que já esta preparado para erguer a “CHAVE”.  “A fantasia já esta pronta, o coração bate forte, mais um ano, mais um Carnaval, então convido o povo para dividir esta alegria comigo e com minhas soberanas”. Este ano Verçoza terá ao seu lado 6 belas mulheres, ou seja, três Soberanas, que estão a frente da Corte no Carnaval 2014, e três Embaixatrizes que estarão a frente da Corte no que diz respeito a Copa do Mundo, mundial que acontece aqui no Brasil a partir de 12 de junho. 

Programa Sociedade







Mais uma vez a Corte é apresentada a sociedade porto-alegrense,  através do” Programa Sociedade”, que tem a apresentação do carismático  Odalgir Lazzari. O programa vai ao ar nas   Quinta-feira, às 19h e Sábado às 14h no Canal 20 da  Net. O programa gravado ontem, 11 de fevereiro, no Plaza São Rafael, estar sendo transmitido na próxima quinta –feira. O Rei Momo Fabio Verçoza,  e as Soberanas  Brennda Martins, a Rainha,  Alana Garcia, 1º Princesa  e Caroline Aires a 2º Princesa, responderam  sobre o carnaval e sobre a alegria em ser a Corte Oficial de Porto Alegre. Confira as fotos.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Mas Bah, gravação do SBT


A Corte e o apresentador Ivo Schergl Jr


Um momento ímpar, calor de mais de 30° ou seria 35°, nossa... era tão escaldante o sol,  que parecia bem mais, mas a Corte  não se “mixou” e lá estava,  plena 13h, na Esquina Democrática, com suor, samba no pé  e  porque não “saltos altos”.  Gravação do Programa “Mas Bah” do SBT. Equipe montada, mesas para “JURADOS”- a Corte, que escolheria, ali,  entre os diversos  “passageiros" da tão famosa Esquina Democrática, o Bobo da Corte 2014.
Mas agora ficamos por aqui e você que é apaixonado por carnaval,  para não perder a surpresa, confira no sábado dia 15, às 12h15min, no canal 5 SBT,  o “Mas Bah”. O samba, as batitas que extremecem quem escuta ficou por conta dos integrantes da RESTINGA.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Cancelada a entrega da Chave


Atenção Comunidade!
Esta cancelado o evento que seria realizado nesta sexta- feira, durante a Descida da Borges, para a entrega da Chave da Cidade ao Rei Momo Fabio Verçoza. Em breve informaremos nova data!  

Adeus a uma dupla de Gigantes: Nico Nicolaiewski e Giba Giba

Nico Nicolaiewski  e a Corte 2009 


Giba Giba em um de seus grandes momentos
Esta semana o Rio Grande teve duas perdas  que deixarão saudades, e que de uma forma ou de outra envolveram a Corte e o Rei Momo de Porto Alegre em suas andanças. Por isto a homenagem a estes “GRANDES” artista gaúchos!

Primeiro foi Giba Giba que morreu na segunda-feira (3) em Porto Alegre, aos 73 anos, no hospital de Clinicas. Cantor, compositor e instrumentista Gilberto Amaro da Nascimento, era  conhecido como Giba Giba.
Giba Giba estava internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) da instituição desde o dia 20 de janeiro, quando ele foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um tumor no duodeno. Segundo o hospital, a causa da morte foi uma parada cardíaca em consequência de complicações da cirurgia. O velório foi no Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues. Ele era natural de Pelotas, Giba Giba é um percussionista reconhecido nacionalmente,  considerado pela crítica especializada um dos maiores expoentes na utilização do tambor sopapo, instrumento que representa a identidade musical do Rio Grande do Sul. Suas músicas já foram gravadas por artistas como Vitor Ramil e a dupla Kleiton e Kledir,  ele foi um dos fundadores e primeiro presidente da Praiana, na  década de 1960. Criou e participou de festivais de música, foi conselheiro de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e laureado cidadão emérito de Porto Alegre pela Câmara de Vereadores.

Já a manhã desta sexta-feira (7) trouxe uma notícia triste para porto-alegrenses e para a ilha flutuante de Sbórnia. O ator e músico Nico Nicolaiewsky, conhecido do público gaúcho por encarnar o maestro Pletskaya no espetáculo Tangos & Tragédias, faleceu aos 56 anos era natural de Porto Alegre. Ele estava desde janeiro internado no Hospital Moinhos de Vento para tratamento contra leucemia aguda.
O velório acontecerá no Theatro São Pedro, na tarde de sexta, em horário ainda não confirmado. O sepultamento acontecerá no sábado, às 21h, Centro Israelita Porto Alegrense (rua Guilherme Schell, 315, bairro Santo Antônio).

Milhares de fãs ficam seu seu idolo e publicam mensagens de condolências, saudades e tristeza pela morte do músico em sociais.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Entrega da Chave 2014


                                                                                                                                      Foto: FátimaOliveira
Entrega da Chave 2013
 Na próxima sexta- feira, dia 07 de fevereiro, o Rei Momo Fabio Verçoza, recebe do Prefeito de Porto Alegre a chave da cidade e declara aberto oficialmente o Carnaval da Capital Gaúcha.
A entrega da Chave acontecerá  no Paço Municipal a partir das 19h30min, sua presença é importante, prestigie o Carnaval, participe!

Fabio Verçoza em entrevista para a TV Record

Fotos: Fatima Oliveira
Durante a manhã de hoje, o Rei Momo de Porto Alegre Fabio Verçoza, gravou entrevista  para o Balanço Geral, programa que vai ao ar, a partir do meio dia de hoje. Verçoza falou de como é vestir-se de Rei Momo nos dias de calor e relatou a importância dos cuidados que devemos ter para não desidratar. Acompanhe, e não perca a entrevista!

Serviço:
Quando 04 de fevereiro 2014
Hora: 12h
Local: TV Record
Programa Balanço Geral
Apresentação: Alexandre Mota