widget

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Coroa Gigante, presente para o Rei

Durante a escolha do Broto RS,  Fábio Verçoza  recebeu um mimo  de seus amigos, o colunista Laney Langaro e  Bebeto Azevedo, que  trouxeram de sua última viagem, um pingente de coroa, lindo demais!

Fábio ficou muito feliz, tanto que mais  parecia uma criança ganhando o brinquedo mais sonhado do mundo!  Confira na fotos!!


E a corrida pela Coroa de Rainha do Carnaval...continua!

A cada dia recebo informações sobre as novas candidatas ao título de Rainha do Carnaval de Porto Alegre/2014.
O grupo está belíssimo.
No próximo dia 02 de dezembro, a Imperadores do Samba, escolherá sua representante, no Bar Opinião.
Ficamos no aguardo de mais uma Soberana!


Defesa de TCC sobre o Carnaval, na FEEVALE

Ontem, dia 25 de novembro, a acadêmica em moda  e empresária, Bruna Gasperin, apresentou seu TCC de final de curso, na FEEVALE.
Além de um unânime DEZ como nota final, Bruna conseguiu arrancar lágrimas da professora, mestra e avaliadora da banca.
O assunto carnaval é assim: emocionante!
 O trabalho de 118 páginas teve como título:
" Uma ópera a céu aberto: Carnaval brasileiro no sambódromo "
Bruna que teve o apoio, na pesquisa,  do Rei Momo de Porto Alegre, Fábio Verçoza e do carnavalesco e artesão de carnaval, Laerte Myra, promete continuar pesquisando a área.





A Corte no encontro das Escolas de Samba do Grupo de Acesso

Domingo, dia 24 de novembro, foi dia da Corte do Carnaval de Porto Alegre, prestigiar o maravilhoso evento promovido pela AECPARS: o encontro das Escolas de Samba do Grupo de Acesso.
Neste dia, o evento aconteceu na quadra da Filhos da Candinha, que ficou pequena, para a quantidade de público.
Acadêmicos da Orgia, Escola de Samba da Glória e Filhos da Candinha,  mostraram o que trarão para a avenida no Carnaval de 2014.

A Corte na Semana da Consciência Negra

No sábado,  23 de novembro, ainda pela manhã, o Rei Momo Fábio Verçoza e a Princesa Pabline Correa, junto com o casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, Leandro Chuca e Paula Verônica, estiveram presentes na cerimônia de encerramento da Semana da Consciência Negra da Escola Estadual Prof. Langendonck mostrando o nosso a nossa cultura carnavalesca.
O pátio da Escola ficou lotado de alunos e professores.



A União da Vila do IAPI apresenta os protótipos e sua Soberana

Numa maravilhosa festa, na noite de sábado, dia 23 de novembro, a comunidade da União da Vila do IAPI, teve a oportunidade de ver, o que a presidência da Escola reserva para o Carnaval de 2014.
Um conjunto de belíssimas, criativas e bem acabadas fantasias (protótipos) desfilaram pela quadra.
Além disso, não menos bela, foi a apresentação da Rainha do Carnaval da VIla/2014: Johana Alves, a Yoh.
A comunidade sem dúvida está em festa!
Thamy Souza, Fábio Verçoza e Pabline Correa
A Corte com o Presidente Jorge Sodré e sua Soberana Yoh Alves

Fábio Verçoza e Joice Alves


A Corte na escolha do Broto do Rio Grande do Sul 2013

Um belíssimo evento, organizado pelo produtor Marcelo Soes, da RBS, foi apresentado a beira da piscina do Canoas Parque Hotel, em Canoas.
As 18 mais belas meninas  da sociedade gaúcha, concorriam ao título de Broto RS 2013, que teve sua 44.ª edição.
A apresentação ficou por conta de Bebeto Azevedo e da jornalista  Cris Barth, do Estúdio Pampa.
Na comissão julgadora, além do Rei Momo de Porto Alegre, Fábio Verçoza, a eterna Miss Brasil Deise Nunes, e a Mais Bela Gaúcha 2014, Marcielli.
A vencedora foi a Broto Lagoão, tendo como princesas as Brotos São Luiz Gonzaga, Cachoeira e Venâncio Aires.









Bambas, na busca pelo título de Rainha do Carnaval de Porto Alegre

Também na quinta feira, dia 21 de novembro, a Corte esteve presente no ensaio na quadra da Bambas da Orgia.
Como sempre, muito bem recebida pelo Presidente Cleomar e sua equipe, a Rei Momo e a Rainha Thamy souza, ficaram muito felizes em encontrar várias candidatas ao título de Rainha do carnaval de Porto Alegre.
 Mas, sem dúvida alguma, o ponto máximo da festa foi o da coroação da Soberana de Bambas da Orgia, Letícia Santana.
O Rei e a Rainha Letícia Santana
Rainhas da esquerda para a direita: Império do Sol 2014/ ThamySouza/ Bambas 2013/Bambas 2014/Guajuviras 2014

O Rei, a Rainha e as amadas baianas de Bambas da Orgia
O Rei, as Rainhas e o Presidente Cleomar

Ação Social da Família Lessa em prol da Casa Nazaré


 Na quinta feira, dia 21 de novembro, como a mais de 10 anos já é de praxe, a Família Lessa, da chaperona da Corte do Carnaval, Marilda Lessa, junto com um grupo de amigas, inclusive a outra "anja" da Corte, a Neuzinha, organizam um almoço festivo para cerca de 60 crianças da Casa Nazaré.
Além do almoço feito com carinho na casa da Marilda, distribuíram tem saquinhos de doces e brinquedos para toda a criançada.
E claro que a Corte não poderia deixar de prestigiar!!! 



quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Dia da Consciência Negra

       Em dia de homenagens, vamos homenagear “Elas”,
 mulheres lindas e maravilhosas, com estas fotos, 
reverenciamos uma -a -uma,  
das Soberanas, que muito fazem por nosso carnaval!
Thamy Souza, Rainha do Carnaval 2013

Thamy Souza
Fernanda Aguilhera


Pabline Correa


As vezes me pego pensando como pode,  Elas brilham e são perfeitas, corpão  de mulher que se destaca com seu gingado cheio de graça. A raça negra foi e sempre será  linda… Como é sortuda a mulher negra com sua cor de pele exuberante e seu gingado que parece flutuar… 
Hoje em dia a mulher é a “chefe” na maioria dos lares brasileiros, mas muitas delas ainda estão em trabalhos informais. As mulheres negras que conquistaram melhores cargos de trabalho, tem uma força fora do comum para mostrar sua competência profissional. São  um exemplo de luta, estão   sempre superando as dificuldades. Lutam muito para vencer as barreiras da  vida.   
As mais famosas conquistaram um espaço que ninguém esquecerá, entre ela a nossa Miss Brasil Deise Nunes,  e aqui bem pertinho de nós nossas Rainhas, Soberanas do Carnaval de Porto Alegre, e, no dia da Consciência Negra, nossa homenagem a elas .
Os negros são fisicamente mais fortes que os brancos ( basta contar a quantidade de atletas negros) e ainda conseguem ter uma voz divina com tanto ritmo e swing que faz todos delirar. Prestem atenção “Emilio Santiago”, o saudoso e maravilhoso, “Jair Rodrigues”, o grande Tony Tornardo e tantos por ai a fora,  que faltaria espaço aqui para citá-los. Eles trouxeram  para nossa cultura : a dança, a música, a culinária, a moda, o estilo e muito mais…  A mulher negra escrava, trabalhava em serviços braçais, serviços domésticos, era ama de leite… e muitos brancos  salvou. Ainda depois da escravatura, continuou a cuidar dos filhos de outras mulheres e só conquistou a ” liberdade” após anos de submissão.

Lembrando que um dos nossos  comunicadores do Carnaval Renato Dornelles , jornalista e escritor premiado com várias distinções em outras oportunidades,  foi agraciado hoje 20 de novembro, na Assembleia Legislativa do Estado, com o Troféu Deputado Carlos Santos . Nossa homenagem ,  neste dia tão importante para o povo brasileiro. 

A corrida pela coroa de Rainha do Carnaval de Porto Alegre 2014



Foi dada a largada para a corrida pela coroa de Soberana do Carnaval de 2014, em Porto Alegre.

As Entidades, Escolas e Tribos, já estão apresentando e preparando suas representantes para o maior certame de beleza, cultura e samba no pé, do estado do Rio Grande Sul.
O evento, já tradicional do período pré carnavalesco, visa encontrar as três soberanas, que junto com o Rei momo Fábio Verçoza, irão fazer o trabalho de Relações Públicas do Carnaval 2014 e atuar nas ações sociais e culturais durante todo ano.
Já estão conhecidas publicamente as Rainhas de: Bambas da Orgia (Letícia Santana), Unidos de Vila Isabel (Thayane Narciso), Praiana (Virgínia Rosa), Acadêmicos da Orgia (Camila Santos), Império da Zona Norte (Alana Garcia), Unidos do Guajuviras (Lidiane Silva), Autamires Costa (Império do Sol), Yoh Alves (União da Vila do IAPI) e Luciana Fagundes (Filhos da Candinha).
O nosso blog, aos poucos, irá passando o perfil de cada candidata, bem como o nome das demais.

A Corte na Terça Pobre


Fazendo uma "brincadeira" com o evento denominado Sexta Nobre, já tradicional no Clube Geraldo Santana,  um grupo de amigos fundou o evento Terça Pobre, no mesmo Clube.
Ontem, dia 19 de novembro a Academia de Samba Praiana e a Corte do Carnaval  Porto Alegre participaram da festa comemorativa aos 10 anos da Confraria.
Mais de 100 confreiros e convidados lotaram o salão do Clube.O evento contou ainda com a presença do Deputado Paulo Borges e do Secretário  da SECOPA, João Bosco Vaz.

Mestre Sala e Porta Bandeira da  Praiana
Jairinha, Assessora do Dep. Paulo Borges

Bebel e Márcio, representantes da  Diretoria da  Praiana



segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Rainha de Ébano 2013

As candidatas

Miss Beleza Negra RS, durante o evento

Milgred Gregório, a vencedora

Fotos: Re Martins
Fábio Verçoza, esteve presidindo a Comissão Julgadora da Rainha de Ébano 2013, que aconteceu  no Largo Glenio Peres. No evento,  que segundo o Rei Momo”estava lindo”, ele encontrou com a bela Miss Beleza Negra RS, Yoh Alves,  que esteve prestigiando as candidatas. A vencedora do certame foi Milgred Gregório.

TCC da acadêmica em moda Bruna Gasperin



Fábio Verçoza e a acadêmica Bruna Gasperin
Emoção ao receber o convite  para assistir a defesa do TCC da acadêmica em moda Bruna Gasperin, no próximo dia 25 de novembro na Unisinos.
O trabalho abordará o Tema: Uma Ópera a Céu Aberto. Carnaval  Brasileiro no Sambódromo.
Fábio Verçoza, que  à convite da estudante,  pode de maneira expressiva, elucidar e colaborar com a importante construção do trabalho que a acadêmica  estará defendendo, esta em euforia e conta que prestigiará o momento.
Diz: : “ - Nosso segmento cultural merece, e  ela (Bruna) é demais.” Finaliza emocionado.

Almoço com o Rei

Atualizado a agenda de nosso "MOMO
 Bordando a Fantasia para o
 Reinado 2014
Hora de descansar e de conversar, nada melhor que almoçar com o REI, entre uma e outra risada e um saboroso almoço, falamos de coisas que se fazem necessárias, entre elas o ajuste da agenda de Fábio Verçoza, que como todos já sabem, é imensa, e cheia de muitas novidades. Fábio,  que não para "jamais", logo após o "Mais Bela Gari", evento que ele organizou com esmero e dedicação, já esta completamente voltado para suas atividades profissionais e porque não dizer, enroscado no "Carnaval"? São muitos preparos, fantasias, agulhas e lantejoulas.
A dedicação do Rei Momo,  vai muito além do Sambódromo
Isto sem contar com as ações de Natal que enchem nosso Rei de muita alegria, onde ele atua sempre como MOMO NOEL, afinal há quem diga, que ser "Rei" não é fácil. Mas bom mesmo é fazer esta pergunta para Fábio Verçoza, pois como ele mesmo diz, esta é sua maior alegria, afinal “Fantasia de Rei Momo é sua segunda pele”.
Ao lado, na Coluna da direita esta atualizada a agenda de nosso "MOMO",  que ainda  tem  muitas outras ações e que aos poucos, estaremos informando.
Eu como sempre, muito feliz, por poder continuar apoiando e na medida do possível acompanhando meu amigo querido, em suas demandas loucas e em suas viagens lunáticas e maravilhosas, que buscam fazer o bem “sem olhar a quem”.
Logo, já vem o Carnaval 2014, com novidades e muito envolvimento da Corte que acompanhará Verçoza, lembrando que a Corte 2013, esta sendo um grande aprendizado e um sucesso maravilhoso!!

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Ciclo de Palestras na Faculdade Monteiro Lobato

"Na noite de terça feira, dia 12 de novembro, o Carnaval transferiu-se para a Academia."

A Faculdade Monteiro Lobato, a partir do incentivo da magistral Porta Bandeira Kissy Pereira, organizou um Ciclo de Palestras sobre Gestão no Carnaval.
Nesta segunda rodada, o Rei Momo de Porto Alegre, Fábio Verçoza, foi convidado para ser o mediador do tema Poder Público x Poder Privado - na Gestão do Carnaval.
Pelo Poder Público, falou o Coordenador das Manifestações Populares, Joaquim Lucena. 
Pela Poder Privado, o Presidente da LIESPA, Juarez Gutierrez 
e o Vice Presidente da AECPARS, Érico Leoti.



Setor 1: Diário do Rei - Teoria e Prática

Setor 1: Diário do Rei - Teoria e Prática: Quando fui eleito Rei Momo pela primeira vez, no final de 1997, lembro que um dos comentários negativos que recebi foi exatamente pelo f...

Presença em ação social


Na noite de segunda feira, dia 11 de novembro, o Rei Momo Fábio Verçoza esteve presente no Show Beneficente Seja Especial, Viva Cerepal, em prol das crianças com paralisia cerebral, do Centro de Reabilitação de Porto Alegre.

O  espetáculo de música aconteceu no Teatro da FIERGS às 20 h.

A Mais Bela Gari de Porto Alegre

Após quase dois meses, desde sua concepção, o concurso Mais Bela Gari, teve no último sábado, dia 09 de novembro, sua etapa final.

Das 118 garis inscritas, ainda no mês de setembro, 34 delas desfilaram no Ginásio Tesourinha, inicialmente, com o espetáculo sendo conduzido pelo apresentador oficial do Carnaval, Odir Ferreira , numa apresentação coreográfica, vestidas com seus uniformes de garis, e homenageadas por mim, que até me arrisquei “num pezinho” ao som da Dança da Vassoura, do grupo Molejo. Depois retornaram ao grande palco, em traje padrão, social, com a apresentação do grande locutor do Garota Verão, Sérgio Doerre.
No intervalo quando a comissão julgadora de primeiríssima grandeza, com a presença uma verdadeira constelação de celebridades, se retirou para a finalização das notas, o Ginásio teve a oportunidade de admirar o show do saxofonista Tomas Milagre.
No retorno da Comissão Julgadora, a apresentadora do Programa Studio Pampa, Suelen Ribeiro, abrilhantou ainda mais o palco.
Somadas todas as notas, o resultado final foi:
Mais Bela Gari de Porto Alegre; Suellen Abreu, 21 anos;
1.ª Princesa: Roberta Tatiane Brum, 28 anos;
2.ª Princesa: Paola Goluart, 25 anos;
Gari Revelação (4.ª colocada): Marta Luciane Viana, 25 anos;
Gari Cia do Cabelo (5.ª colocada): Angélica Alves, 26 anos;
Miss Simpatia: Maria Sirley dos Santos, 59 anos.
O troféu de melhor torcida foi para a torcida da candidata Rita Keys, 35 anos.