widget

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Troféu Personagens da Folia 2013 é entregue na RBS TV



A Corte Oficial de Porto Alegre, o Rei Momo Fábio Verçoza e suas soberanas, a rainha Thamy Souza e as princesa Pabline Côrrea e Fernanda Aguilhera, participaram da cerimônia de entrega  do Troféu Personagens da Folia 2013, nesta  terça-feira, 19 de fevereiro, na sede da RBS TV, no Morro Sta. Tereza.
Dez categorias foram homenageadas  no evento conduzido pelo apresentador Claudio Brito,  a  realização é da RBS TV e TVCOM RS. O objetivo do Troféu Personagens da Folia é valorizar as pessoas que marcaram o carnaval, independentemente do resultado oficial. O júri composto por comunicadores do Grupo RBS, estiva atento aos desfiles dias 8 e 9 de fevereiro no Porto Seco, para escolher os do carnaval de Porto Alegre.
A comunidade carnavalesca  poderá conferir na integra a premiação,  no  sábado, 23, às 22h30min no programa “Personagens da Folia”, exibido pela TVCOM  e apresentado por Cláudio Brito.
Estiveram participando e abrilhantando o evento Personalidades da Folia do  de Porto Alegre, comunicadores da RBS, entre eles Alice Urbim uma das diretoras da emissora, o apresentador Mauricio Saraiva,  o  Presidente da AECPARS- Associação das Escolas do Carnavalde Porto Alegre e do Rio Grande do Sul, Vitor Hugo Amaro, Juarez Gutierres presidente da Ugespa - União do Grupo Especial do Carnaval de Porto Alegre e Joaquim  Lucena,  Coordenador das Manifestações Populares.
Os vencedores foram  escolhidos por um comissão de jurados formada por comunicadores, e foram anunciados no Jornal do Almoço do dia 11 de fevereiro.
As categorias premiadas  na desta terça-feira, foram:


 Melhor Escola de Samba – Júri Popular: Bambas da Orgia
 Melhor Samba-Enredo: Vila Isabel
 Melhor Bateria: Restinga
 Melhor Casal de Mestre-Sala e Porta Bandeira:  Chula e Pricila-  Restinga
 Melhor Porta Estandarte: Shaianne Sehnem- Bambas da Orgia
 Melhor  Comissão de Frente: Imperadores do Samba
 Melhor Comissão de Frente: Imperatriz Dona Leopoldina
 Melhor Intérprete: Lú Astral- Acadêmicos de Gravataí
 Melhor Casal de Passistas: Adilson e Luciane -Bambas da Orgia
 Melhor Escola de Samba -Imperadores do Samba













segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

A dura hora da despedida

A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos. Essas sábias palavras são do incrível Charles Chaplin e com certeza é pura verdade. E esse pensamento fica para a nossa Corte Oficial, que foi feliz e muito aplaudida, também serve para nós, fãs deste quarteto espetacular,  que durante  62 dias andou para cima e para baixo, falando do nosso carnaval,  cumprindo uma agenda apertada de compromissos, mas a  hora  da despedida chegou, o final da folia de 2013, as lágrimas,  a dor e a certeza do dever cumprido estão ali,  naquela nuvem gigantesca da saudade que ficará e que já aperta o coração.
A  despedida é marcante, e eu sempre soube,  desde o começo que  precisava fazer um post especial para a despedida dessa turma apaixonada por carnaval e que foi incrível, soube isto no dia em que ouvi a Rainha Thamy Souza dizer para o Rei e para as princesas Pabline Côrrea e Fernanda Aguilhera, “Essa vai ser  A CORTE”  e foi,  nos fez cantar, sambar e sorrir muito... e que chorou e nos fez chorar na despedida.
Agora, acontecerão apenas encontros para cumprir agendas do ano, compromissos que fazem parte das ações sociais que a Corte do Rei Momo Fabio Verçoza defende e desenvolve durante e  depois do reinado de momo,  e daqui a 360 e poucos dias, tudo começa de novo, com novas soberanas.  Verçoza  diz, “Esta Corte foi demais, todas são especiais, mas 1999, 2010  e 2013, sem palavras! ”, o Rei esconde o rosto e as lágrimas caem, mas lembra que ficarão as lembranças de um reinado cheio de surpresas felizes e que  isto não se apaga e nem acaba.
Uma homenagem especial à  Rainha Deficiente Visual, Josiane França, que sempre esteve ao lado da Corte e que muito contribuiu para que o carnaval acontecesse sem discriminação, para que igualdade se promovesse.Agora sim, um Rei com muitas histórias, vai sentar e contabilizar as alegrias,  os aprendizados  e continuar com o sonho de Arlequim e Colombina.


Fotos: Fatima Oliveira

Parabéns à equipe Vando, Marilda e Neusa, anjos protetores da CORTE OFICIAL DO CARNAVAL DE PORTO ALEGRE!

Publicado por: Fátima Oliveira
Assessora de Imprensa


As fantasias da Corte na noite das Campeãs

Arlequim e Colombina
O Rei Momo de Porto Alegre Fábio Verçoza, sempre inovador em suas tão esperadas fantasias, originais, especiais  e confeccionadas exclusivamente para a noite do desfile das campeãs, este ano foi muito além de simples fantasias, ele criou o que lembra um pouco do amor, amor que aprende a sentir e que nutre por suas soberanas:  Arlequim e Colombina
    

  A história de Pierrôt,  Arlequim e Colombina
Eles são personagens de um estilo teatral conhecido como Commedia dell’Arte, nascido na Itália do século XVI. Integrantes de uma trama cheia de sátira social, os papéis representam serviçais envolvidos em um triângulo amoroso: Pierrô ama Colombina, que ama Arlequim, que, por sua vez, também deseja Colombina. O estilo surgiu como alternativa à chamada Commedia Erudita, de inspiração literária, que apresentava atores falando em latim, naquela época uma língua já inacessível à maioria das pessoas. Assim, a história do trio enamorado sempre foi um autêntico entretenimento popular, de origem influenciada pelas brincadeiras de Carnaval. Apresentadas nas ruas e praças das cidades italianas, as histórias encenadas ironizavam a vida e os costumes dos poderosos de então. Para isso, entravam em cena muitos outros personagens, além dos três mais famosos.
Sobre os personagens:
Colombina era uma jovem apaixonada que iria descobrir seu amor verdadeiro.
Pierrôt  é o amor puro e verdadeiro, que sabe esperar o retorno de sua amada. O amor que sofre em silêncio, porém sempre vence.
Arlequim é a paixão que chega repentinamente e arrasa os corações. Mas esta paixão pode ser passageira e perde seu encanto quando os problemas de relacionamento chegam, mas isto é só na história.
Da fantasia da Corte:: Brancas e com os detalhes trocados, homenageando cada uma das escolas que passava,  com a cor dos pompons.  
Fonte(s):
TOURNIER, Michel. Pierrot ou les secrets de la nuit. In: Sept contes. ed. Gallimar: França. 1990









Fotos: Fatima Oliveira


domingo, 17 de fevereiro de 2013

As Soberanas no Porto Seco

Um dos momentos mais felizes e intensos no desfile das campeãs aconteceu quando  o Rei Momo Fabio Verçoza, foi resgatar  as Soberanas do Carnaval desde a década de 90.  "Elas fazem parte da história do nosso carnaval e jamais serão esquecidas", frisou o Rei,  depois desfilou pela avenida recebendo  aplausos  da comunidade carnavalesca.  












Fotos: Fatima Oliveira

A Campeã 2013, Bambas da Orgia



Na avenida,  já no esquenta os sons de águia ao fundo,  Ananias  soltou a voz entoando o samba trazido por Cláudio Barulho em 1973: "Não vou deixar cair, mais uma vez...  Os Bambas nasceu, cresceu, cresceu e ninguém vai me segurar..."
Fabio Verçoza o Rei Momo de Porto Alegre e suas soberanas, estavam com suas fantasias de Arlequim e Colombina, com as cores da campeã, o  Porto Seco ecou e  Odir Ferreira anunciou "Aí vem... Bambas da Orgia",   o presidente Cleomar Rosa discursou emocionado, lembrou seus tempos do Força e Luz e ofereceu o título ao ex-presidente Ariovaldo Paz, que permitiu a ele "dar o sangue por esta escola". “ Jamais imaginei ser campeão. Eu prometo trabalho, e muito trabalho “, frisando que em 2014  a escola estara desfilando na noite doas campeãs novamente. Cleomar é presidente há cinco meses e passou por duas eleições para chegar ao cargo.
Usando suas fantasias, todos os componentes da escola mostravam emoção e energia de sobra,  a Bambas fez seu espetáculo,  orgulho estampado nos olhares,  na voz embargada que  cantava  os versos do enredo.
E foi assim,  com o enredo "Majestosa, altaneira, minha águia, minha paixão", a Bambas da Orgia falou da águia, o símbolo da agremiação. A vitória da azul e branco foi uma surpresa, e Porto Alegre viu desfilar o "amor maior", a "águia do coração".


“Vou chorar ao ver desfilar,
 Meu amor maior
Sou bambas da orgia e levo a emoção
Da águia no meu coração,
Com todo respeito é minha paixão
Orgulho estampado no meu pavilhão,
Fiel, majestosa, valente, guerreira,
É ouro é prata brasão em madeira..
.”















Fotos: Fatima Oliveira