widget

terça-feira, 30 de novembro de 2010

A nova Soberana do Imperadores do Samba

Mais uma Rainha eleita: Kettelin Carvalho dos Santos, é a nova Soberana do Carnaval do Imperadores do Samba. Kettelin, a Rainha, e Andreza Silveira e Fernanda Nunes, Princesas, foram eleitas no último domingo, numa festa animadíssima na quadra da vermelho e branco. O Rei Momo Fábio Verçoza e a 1.ª Princesa, Liliane Pereira, praticiparam da comissão julgadora. A escolha foi bastante difícil, pois o nível das candidatas estava parelho. Confira a foto que foi retirada do samblog.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Pabline a linda concorrente do Acadêmicos da Orgia!

Mais uma candidata a fazer parceria comigo nos trabalhos em 2011. A linda Pabline Correa é a representante da verde e branco, Acadêmicos da Orgia, para concorrer a Rainha do Carnaval 2011. Aos 21 anos, a estudante de educação física foi rainha da escola em 2008 e 2009, além de ostentar alguns títulos. Atual 1ª princesa da folia de Canoas, ostenta, entre outras, as faixas de Mais Bela Negra 2007, Beleza Afro, 2ª princesa do Carnaval de Guaiba 2009, Negra Destaque da Semana da Consciência Negra de Canoas 2009, rainha da escola canoense Tradição e rainha do Bloco Aquarela do Samba. Foi, ainda, Soberana das Piscinas de Canoas. Pabline também estuda Teatro e é formada como professora de séries iniciais, embora trabalhe em um banco.
Será ela a minha companheira na Corte de 2011?

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Um final de semana intenso de atividades!













Este último final de semana, começou e terminou cheio de atividades. Já na sexta feira, o Rei Momo foi ao município de Portão e junto com a Rainha, palestrou sobre a importância do Dia da Consciência Negra. No sábado, a função começou às 7h da manhã, com a ida do Rei e da Rainha a uma comunidade quilombola, no interior de Portão. Lá, foram muito bem recebidos pela comunidade e pela executiva da Escola Gonçalves Dias. Palestraram, sambaram e retornaram a Porto Alegre. Em seguida foram ao Porto Seco onde se encontraram com algumas das maiores estrelas do nosso carnaval e saíram pla cidade fazendo uma verdadeira maratona de fotos. Monumento do Laçador, Theatro São Pedro, Paço Municipal e Mercado Público foram alguns dos locais visitados e fotografados para a próxima revista do Carnaval. Depois foram ao Colégio Emílio Massot, onde junto com o grupo da UDESCA, apresentaram-se. Ainda naquele Colégio, foram jurados de uma atividade artística alusiva a Semana da Consciência Negra. Já no domingo, o Rei Momo, gravou entrevista para o Programa É GEral, da TVE, que irá ao ar dia 04 de dezembro a meia noite e reprisará no dia 08 no mesmo horário. No programa, junto aos ícones Ana Marilda e Sérgio Peixoto, o Rei falou sobre o nosso segmento cultural popular: o Carnaval.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

A Corte na Protegidos


Conforme anunciado, a Corte visitou a comunidade da Protegidos da Princesa Isabel, em Novo Hamburgo. Foi no último domingo, dia 14 de novembro. Fomos recebidos com pompa e circunstância. Eta povo bem afetivo o da Protegidos!!!

Minha nova amiga Karine

Uma das coisas mais legais de ser Rei Momo, é ser abordado para fotos e um bom bate papo. Aqui na SMC, aconteceu isso: Karine Cardoso chegou toda tímida pedindo uma foto e já ficamos amigos de tititi. Olha ela aí na foto, que linda!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Um Rei que não Para!!!





Mesmo com quase 140kg, não falta agilidade para o Rei Momo de Porto Alegre, Fábio Verçoza.
No último mês, incorporou sua função de Conselheiro Municipal do Idoso e realizou uma verdadeira maratona nos eventos organizados pelo COMUI. Participou de cerimônias religiosas, foi par de debutante (foto1), desfilou na Semana Farroupilha (foto2), apresentou eventos,...
Agora, volta-se a uma atividade característica de final de ano: Papai Noel. Como no ano passado (foto3), vai ser o Papai Noel Turista, evento organizado pela Secretaria de Turismo que utilizará a arrecadação Linha Turismo para compra de brinquedos que serão destinados a crianças carentes (creches indicadas pelo gabinete da Primeira Dama). A data prevista para a arrecadação é dia 04/12, sendo que em caso de chuva, será transferida para dia 11/12. A entrega destes presentes será no dia 16/12, às 9h com uma solenidade de entrega realizada na SMTUR e após, as crianças convidadas para esta solenidade realizarão o passeio da Linha Turismo com o Papai Noel. Ainda na função de Bom Velhinho (foto4), o Rei Momo, está unido a ação organizada pela Professora Ivete Brandolt de Brandolt, denominado Natal de Verdade – Alimentando Crianças, Realizando Sonhos, que há 13 anos arrecada brinquedos para mais de 250 crianças. Um almoço será servido a gurizada no dia 08 de dezembro, quando serão recebidas as crianças das comunidades da Ilha da Pintada, Vila Jardim Bento Gonçalves e Vila Cruzeiro. Depois, o Noel segue sua maratona natalina, junto a Campanha do Gabinete da Primeira Dama (Regina Becker), que no dia 05 de dezembro, tem o Parcão como ponto de arrecadação (foto5).
Na próxima semana, a Corte dedica-se a Semana da Consciência Negra, participando ativamente de eventos em Porto Alegre, como jurados da Rainha do Ébano 2010 e recebimento do Troféu Resistência, e em Portão, na Escola Gonçalves Dias, junto a uma comunidade quilombola do Município.
Mas as atividades não param por ai: junto a Rainha e as Princesas, seguem as Visitas às Quadras de Escola de Samba e Tribos, a participação na Mostra de Samba Enredo e no Dia Nacional do Samba. Também com a Corte do Carnaval 2010, no dia 12 de dezembro, participa do evento de lançamento do Estação Folia 2011, no Brique da Redenção.
Ainda neste final de semana, a corte irá ao evento de escolha das semifinalistas do Miss Rio Grande do Sul 2011, quando o Rei Momo fará parte da Comissão Julgadora.
Sem esquecer que o Rei Momo já está confeccionando duas novas fantasias para os eventos pré-carnavalescos, ambas artesanais e feitas por ele (uma amostrinha na foto 6).

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A Corte de 2010


Falar destas três lindas e maravilhosas Rainhas, é bem fácil, mas torna-se difícil ao mesmo tempo. Mais adiante postarei mensagens individuais de cada uma delas. Por enquanto, deixo apenas algumas fotos e seus dados: Rainha: Carina da Rosa, Bacharel em Letras, 25 anos, representou a Protegidos da Princesa Isabel; 1.ª Princesa: Liliane Pereira, estudante de Letras, 24 anos, representou o Imperadores do Samba e 2.ª Princesa: Cassia Katherine, 19 anos, estudante de Direito e representante da Tribo Os Guaianzes.

A Corte de 2009

A Corte de 2009, foi constituida pela Rainha Vivian Trindade, que representou a União da Vila. Estudante universitária do curso de Secretária Executiva, 25 anos. Pela 1.ª Princesa Mariana Freitas, que representou o Imperadores do Samba, e pela 2.ª Princesa Renata santos, estudante de odontologia, 18 anos, que representou a Vila Isabel.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Será esta a minha próxima acompanhante?


Já estou curioso em saber quais serão as minhas acompanhantes para o próximo carnaval. Sempre fica uma curiosidade imensa para saber quais serão as soberanas que trabalharão arduamente comigo durante o ano seguinte. Carinas, Lilianes e Cássias surgirão, mas as de 2010, já me deixam saudoso.

Foram eleitas no sábado, dia 05 de novembro, as soberanas da União da Vila do IAPI para o Carnaval de 2011. Para lutar pela coroa, elas deram entrevistas ao vivo, protagonizaram uma apresentação coreografada, desfilaram em trajes de gala e mostraram seu samba no pé em trajes de banho.
No fim, Tatiana Porto foi a escolhida para representar o Expresso da Alegria no concurso Rainha do Carnaval de Porto Alegre. Etiene Silva e Jessica Tainara da Rosa foram eleitas princesas.

Tati!!! Será você?

Datas Oficiais dos Eventos do Carnaval 2011 - Informações e foto retirada do Samblog - Clicrbs


Estão com datas definidas os principais eventos oficiais que marcarão o Carnaval de Porto Alegre. O calendário vem com grandes novidades, como os ensaios técnicos previstos para fevereiro. Além da tradicional Muamba na semana que antecede os desfiles oficiais, as escolas do Grupo Especial terão três domingos de ensaios no Porto Seco.
Também foi anunciada oficialmente a data dos desfiles do Grupo de Acesso, em São Leopoldo, para o dia 7 de março.
Já a Mostra de Samba-Enredo, será mesmo realizada nos primeiros dias de dezembro, na quadra do Império da Zona Norte (grupos Especial e A) e do Império do Sol (Acesso). Do dia 2 ao dia 5, as escolas dos três grupos apresentam seus hinos para 2011, tudo misturado à programação do Dia Nacional do Samba.
O concurso Rainha do Carnaval, anunciado para o início de janeiro será no dia 15 do próximo mês.
Confira a programação e agende-se para não ficar fora da folia:DEZEMBRODia 2 (quinta) - Descida da Borges em comemoração ao Dia Nacional do Samba e Mostra de Samba-Enredo do Grupo A
Dias 3 e 4 (sexta e sábado) - Mostra de Samba-Enredo do Grupo Especial
Dia 5 (domingo) -Café da manhã na Usina do Gasômetro e Mostra de Samba-Enredo do Grupo de Acesso, na quadra do Império do SolJANEIRODia 15 (sábado) - Concurso Rainha do Carnaval, no Ginásio Tesourinha
Dia 23 (domingo) - Abertura do Carnaval, no Porto SecoFEVEREIRODias 6, 13 e 20 (domingos) - Ensaios técnicos no Porto Seco
Dias 25 e 26 (sexta e sábado) - Muamba OficialMARÇODias 4 e 5 (sexta e sábado) - Desfiles do Grupo Especial, no Porto Seco
Dia 6 (domingo) - Desfiles do Grupo A, no Porto Seco
Dia 7 (segunda-feira) - Desfiles do Grupo de Acesso, em São Leopoldo
Dia 8 (terça-feira) - Abertura das notas e divulgação do resultado do Carnaval 2011
Dia 12 (sábado) - Desfile das campeãs, no Porto Seco

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Trabalhos continuados da Corte


Além de eventos esporádicos, a Corte também desenvolveu durante o ano de 2010, uma ação continuada com o Gabinete da 1.ª Dama, Reina Becker. Visitamos todas as quintas feira, ao final da tarde, as Creches do Município, fazendo um trabalho de resgate de autoestima das mamães e convidadas. O resultado foi prazeroso! Veja nas fotos em duas situações: uma uma bate papo sobre beleza, ministrado pela nossa Rainha; outro uma oficina de artesanato, onde eu ensinava a fazer acessórios com peças caseiras.

Nem só de carnaval e samba vive a Corte!


Nem só de samba e carnaval vive a nossa corte. Tentamos de uma forma ou de outra, retribuir aquilo que recebemos do público, durante o carnaval: alegria e muita energia boa!
Sendo assim, volta e meia, saímos distribuindo alegria em lugares muito especias, como na tarde do dia 04 de novembro de 2010, na Escola Municipal Especial Prof. Elyseu Paglioli. Era a inauguração de um brinquedo temático: O Castelo. Para mim e para a 1.ª Princesa Liliane, foi um presente de Deus!

A Agenda da Corte nesta Semana - Tá devagar nesta semana, dá até para fazer um lanchinho!

Nesta semana, de 08 a 14 de novembro, a Corte até que ficará calminha...hehehe!
Hoje, dia 08 - Visita a Mostra de Trabalhos da Descentralização da Cultura, no Teatro Tulio Piva, a noite;

Amanhã, dia 09 - Reunião de trabalho, sobre o Estação Folia (carnaval de Clubes), na Secretaria de Turismo, ao meio dia;

Dia 10 - Reunião de trabalho sobre evento em homenagem aos destaques do Samba, organizado pelo grande intérprete da Realeza, Roberto Costa, a noite no Bourbon da Ipiranga;

Dia 14, domingo: pela manhã, a corte irá divulgar o evento acima, no Bric da Redenção e a noite iremos ao Aniversário da Protegidos da Princesa Isabel, em Novo Hamburgo.


Um pouco da minha históra enquanto Rei...


Na verdade, analisando friamente, nem eu mesmo sei como fui parar no carnaval. Ou melhor: sei sim – estava no sangue!
Investigando minha família, não encontrei nenhum antepassado que fosse do ziriguidum, nem do balacobaco.
Da minha parte, como filho temporão, via meus pais, Enio e Yara, levarem meus irmãos bem mais velhos aos Bailes do Partenon Tênis Clube, na Av. Bento Gonçalves. Eu, ainda criança, ficava na casa de uma tia-avó, chamada Araci. Este morava na Rua Coronel Vilagran Cabrita, bem nos fundos do Salão do Partenon Tênis Clube. Então, passava as noites ouvindo as marchinhas e acabava “pulando” num quarto decorado de forma improvisada pela Tia Araci.
Tenho certeza de que foi ai, que o “mosquito do carnaval” me picou. Por dois anos, 1979 e 1980, desfilei no bloco Alegríssimo, também do Partenon e no ano seguinte tomei a decisão: quero mais, quero desfilar numa Escola de Samba.
Com 16 anos, numa época em que com essa idade ainda éramos crianças, resolvi ir sozinho, bater na quadra do Acadêmicos da Orgia. Confesso que não me senti muito à vontade. Lembro-me que ao entrar ouvi de um grupo: Chiii pingou leite! Não dei bola. Fui e escolhi uma fantasia de destaque de ala (na época era o máximo) e desfilei ao som: Hoje eu sou o Astro, Hoje o Astro sou eu....
De lá para cá a minha paixão pelo carnaval, só aumentou.
Desfilei em várias escolas e tribos, em alas, em carros, ...
E eis que em dezembro de 1997, surge o convite para que eu concorresse a Rei Momo de Porto Alegre.
Num primeiro momento, fiquei assustado com a idéia. Ser o representante daquela manifestação que eu tanto amava... que compromisso.
Com o incentivo de familiares (aqui destaco minha irmã Maria Helena, minha primeira incentivadora) e de vários amigos, me inscrevi. Diga-se de passagem, no último dia e na última hora.
Concorri e venci! Reinei nos anos de 1998 a 2000.
Depois eu conto como foi cada uma destas cortes!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

E a vida de Rei? Como é? Real ou imaginária?


Aqui também temos que estudá-la e conhecê-la em sua origem. O personagem Rei Momo, oriundo da Mitologia, era um Deus gordo e fanfarrão. Depois temos informações de sua origem em Deuses Gregos e Romanos, escolhido por sua beleza ou riqueza. No Brasil, surge na década de 30, inicialmente na forma de um boneco de papelão que abria o carnaval carioca. Em seguida, na mesma cidade, torna-se num personagem de carne e osso (aliás, mais carne do que osso) incorporado por um radialista de turfe. De lá para cá, muitas mudanças, muitos questionamentos. Já nos últimos anos, fora questionado (inclusive por mim) como poderia um personagem representante da alegria de um povo ser cobrado em termos de quilos a mais. Ser exigido dele a dita obesidade. Muitas foram as tentativas de que se fosse extraída tal exigência. Em termos de regulamento, isso foi feito. Mas na prática, não funcionou. Rei Momo magro é como Papai Noel jovem. Não “cola”. Mas uma coisa é certa: vida de Rei não é fácil. Lista de compromissos, dor nos pés e na cabeça (a coroa pesa!), afastamento da família, dos amigos e do amor,... Mas tudo isso é recompensado quando do meio da multidão surge entre um sorriso, um grito: - MEU REI!!!

Carnaval: festa ou evento sócio-cultural?


Muitas vezes nos perguntamos, afinal o que é o Carnaval? Uma festa onde todos podem tudo? Ou um evento cultural, com regras e exatidões?
Para tal resposta precisaríamos estudar e conhecer a origem do mesmo. Desde seus primórdios o carnaval (festa da carne na origem do termo) era uma manifestação para comemorar a boa colheita na agricultura. Depois, recebeu um toque de sofisticação e transformou-se em festa da elite européia. No Brasil, trazido por imigrantes europeus, inicialmente também teve este último perfil. Mas, logo recebeu o toque da “terra brazilienses”. Foi agregado o toque dos instrumentos de percussão, vindo do batuque do negro brasileiro. Aqui, cito o sociólogo Muniz Sodré, que diz que o carnaval brasileiro tem origem em si mesmo. Não podendo mais ser cotejado ou dito oriundo daqueles primeiros carnavais.
Bom, e a pergunta inicial, como respondê-la? Na minha opinião e acima de tudo na experiência de 30 anos de carnaval, é uma festa dentro de um evento sócio cultural. Festa porque nele brincamos, somos reis e rainhas, extravasamos nossos dias de labuta. E é um evento sócio-cultural, pois necessita de uma estrutura adequada, planejada e séria por parte do Poder Público. Seus efeitos econômicos numa cidade são enormes. Culturais, também. Aliás, vale dizer aqui que é o evento cultural que abrange o maior número de áreas, pois nele temos o teatro, a música, as artes plásticas, a literatura, a dança, o artesanato,...

Já dizia o poeta da música: todo o menino é um Rei, eu também já fui Rei...


Hoje, dia 05 de novembro de 2010, resolvi lançar na rede, um blog. Seu objetivo: divulgar as atividades da Corte, conhecer pessoas interessadas no assunto, divulgar os eventos ligados ao carnaval,... enfim, um lugar para pessoas do bem e que gostem da maior manifestação cultural e popular do mundo: o CARNAVAL!